domingo, 9 de abril de 2017

O perfume da folha de chá de Dina Jefferies


Amei este livro! Sou muito difícil de chorar ao ler, mas esta história me levou às lágrimas. O livro narra a história de vida do casal Gwen e Laurence, ocorrida entre as décadas de 1920 e 1930. Ele, um próspero plantador de chá e ela, uma jovem inglesa que se casa muito nova e sai da Inglaterra para viver no Ceilão, onde Laurence possui uma imensa propriedade. Ele sempre viaja muito e, por isso, ela precisa aprender a tomar conta da propriedade como um todo, inclusive dos problemas que surgem com seus empregados. Gwen engravida e numa das vezes que seu marido encontra-se viajando, ela dá a luz a gêmeos, um menino (Hugh) e uma menina (Lyioni) e, nesse difícil momento, conta com a ajuda de Naveena, fiel empregada há muitos anos naquela propriedade. Esse momento da história desencadeia todo o restante do enredo. Um episódio que ocorre no momento do nascimento faz com que Gwen tome uma decisão, com relação a um de seus filhos, que custará sua paz interior pelo resto da vida. Na depressão de 1929, em decorrência de investimentos mal sucedidos, a família passa por sérias dificuldades financeiras, precisando contar com a ajuda de familiares e amigos para superar a crise. Por diversas vezes, tive raiva de Gwen. Achei que foi uma pessoa covarde em muitos aspectos, mas, no final do livro, consegui compreender suas atitudes, o que não quer dizer que tenha concordado com as mesmas. Laurence também teve sua parcela de culpa. Uma história que nos faz refletir que apesar de tudo, de todas as incertezas e inseguranças que possamos ter ao longo da vida, a verdade sempre deverá prevalecer, sempre! Caso contrário, podemos deixar de encontrar a nossa felicidade e, o mais grave, impedirmos que alguém no mundo deixe de encontrar a sua e esse direito ninguém tem!

Título: O perfume da folha de chá
Autora: Dinah Jefferies
Páginas: 427
Editora: Paralela
Ano: 2015
🌟🌟🌟🌟🌟

24 comentários:

  1. Oii Luciana.
    Esse livro tem uma premissa linda. Gosto de livros com histórias fortes que nos fazem pensar na vida e nas coisas ao nosso redor. Com toda certeza eu lerei esse livro um dia.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica!!! Obrigada por comentar. É uma história forte, na qual não concordei com a protagonista. Beijos

      Excluir
  2. Já percebi que vou chorar com o livro (sou mto chorona) e achei a proposta forte e casou muito bem com essa capa delicada.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu nunca tinha ouvido falar dessa história, mas sua resenha me deixou curiosa pra saber mais! Adoro romances assim e eu choro bastante, então acho que vou curtir. Parabens!Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: http://instagram.com/blogliterarte
    Face: http://facebook.com/blogliterarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prepare-se para uma história muito forte... Beijos 😘😘😘

      Excluir
  4. Oii, adorei sua resenha, gosto quando um livro me emociona , e sem duvidas esse promete muitas emoções. Quando vi a capa, achei que tratava-se de um romance mais leve e clichê sabe, mais sem dúvidas ja anotei na lista! Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... a capa engana um pouco...rs... mas, diz algo do livro sim!!! Beijos

      Excluir
  5. Já tinha visto sobre esse livro mas sempre me encanto, seja pelo título único ou pela capa singela. A premissa me agrada e gostei da sua resenha :D Parabéns!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo, mas, eu jamais agiria como a protagonista. Jamais...

      Excluir
  6. Essa deve ser uma história bem densa. Sua resenha não deixa dúvidas de que é um enredo maravilhoso, mas, com tantos dilemas, não sei se vou me aventurar na leitura. Parabéns pela resenha, cada dia você está mais top ma escrita!
    Beijos
    www.danuzaeoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha amiga!!! De fato, se eu sonhasse com o final, não sei se leria esse livro...

      Excluir
  7. Que resenha linda!! Mas eu com certeza precisaria do livro físico pra ler, não seria algo que leria o ebook (não sei bem porque) como sempre amo suas indicações!! Obrigado! ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li no e-book e depois comprei o livro. Vale muito à pena...Obrigada pelas lindas palavras 😘

      Excluir
  8. Fiquei muito curiosa para saber o que foi que ela fez com os filhos. E conhecer mais sobre os personagens. Obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  9. Amei a super indicação e resenha, dica já anotada aqui, esse título já me chamou bastante atenção, bjus e bom domingo.

    ResponderExcluir
  10. Parece-me ser um livro bem envolvente, mas estou numa fase que não quero ler livros que me façam chorar rsrsrs
    Mas de qualquer forma vou por ele na lista pois sua resenha fez com que eu o queira ler em um outro momento. rsrs

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se prefere não chorar, sugiro que não leia, pelo menos por enquanto.

      Excluir
  11. Olá tudo bem?
    Parece ser um livro lindo com uma premissa forte e interessante que leva o leitor a fazer uam reflexão sobre sua vida. Gosto de livros que nos emocionam e com certeza esse vai ser um desses. Já anotei a dica.

    beijinhos!
    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. É tão bom quando o livro nos comove ♡ parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Quero para ontem rsrs gostei da premissa e quando se trata de livro, confesso que fiquei chorona rsrs
    Gostei da resenha, já anotei a dica aqui. Bjs!

    ResponderExcluir