domingo, 18 de junho de 2017

A guerra que salvou a minha vida


Sabe aquele livro que você tem vontade de acampar numa livraria e recomendar para todo mundo ler??? Pronto, é este aqui!!!



Ada possui um pequeno problema que faz com que sua mãe a rejeite, trancafiando-a em casa para que ninguém a veja, pois, para aquela mãe desnaturada, Ada era uma vergonha.

A vida de Ada resume-se a cuidar do irmão menor, Jamie, que ela ama muito. Como Ada é proibida de sair de casa, só conhece as coisas do mundo pelo que Jamie lhe conta.

A segunda guerra mundial está para eclodir, então, as crianças de Londres são enviadas para cidades do interior da Inglaterra. Ada e Jamie aproveitam a oportunidade para fugirem de casa e juntarem-se às crianças que sairão da cidade, na tentativa de sair daquele inferno em que Ada vive.



Chegando ao interior, Ada e Jamie ficam na casa da Srta. Smith (Susan) que, a princípio, não os queria, mas, com o passar do tempo, é através dessa mulher que eles conhecem o significado de amor, respeito e dignidade. Em pouco tempo, eles formam o que Ada e Jamie não tinham lembrança de ter tido um dia: uma família. A nova vida é tão maravilhosa que Ada sempre pensa que tudo não passa de uma mentira.

"Eu sabia que a Susan não era real. Ou, ainda que às vezes fosse um pouquinho real, na melhor das hipóteses era temporária. Iria se livrar de nós tão logo a guerra terminasse ou a Mãe mudasse de ideia".




Após alguns meses, aquela mãe horrorosa aparece para buscar Ada e Jamie de volta para Londres ("Tem coisas piores do que bombas"), mas não por saudade ou amor, foi porque o Governo passou a cobrar dela pelo fato de seus filhos estarem sendo cuidados pela Srta. Smith, que recebia uma quantia do Governo por desempenhar aquele mister.

A guerra estoura e os bombardeios atingem a Inglaterra, quando a vida de Ada e Jamie será, para sempre, afetada.





Uma história linda e muito emocionante, onde, por diversas vezes, vi-me com vontade de colocar Ada (principalmente) e Jamie no colo e de esganar aquela mãe nojenta e desnaturada. Uma história sobre uma guerra que ceifou a vida de milhares de pessoas, mas deu a oportunidade de Ada e Jamie encontrarem um dos bens mais importantes na vida de qualquer ser: a liberdade. A guerra de Ada não foi travada mundo afora, mas sim dentro de sua própria casa, onde sua maior inimiga era a pessoa que mais devia amá-la. 

"Enfim compreendi qual era a minha luta e por que eu guerreava. A Mãe não faria ideia da forte combatente que eu havia me tornado".

Uma história para guardar no coração.

💗💗💗


Título: A guerra que salvou a minha vida
Autora: Kimberly Brubaker Bradley
Editora: Darkside
Págs.: 233
Ano: 2017
Minha avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟💗

21 comentários:

  1. Amei a capa do livro e ameeeeii sua resenha! Quero ler!!! 😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Leia sim, Ana!!! Você vai amar!!! 😘😘😘

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Se eu já estava com vontade de ler, com a sua resenha, essa vontade triplicou. Você descreveu maravilhosamente a história, com emoção e sensibilodade. Será o proximo da minha lista. E as fotos ficaram um primor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Vc vai amar! Se quiser, te empresto!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar muito desse livro e pelo jeito ele é bem bom... gostei da sua resenha e do seu ponto de vista sobre o livro. Tenho certo receio com a editora porque nem todos os livros dela me agradam (apesar de serem lindos) mas quem sabe eu não dou uma chance?
    http://amorliterarioblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amor Literário!!! Eu nunca tinha lido nada da Darkside, mas amei, de verdade, esse livro. Se puder, dê uma chance pra ele! Penso que vc não vai se arrepender! Beijos!!!

      Excluir
  5. Olá, Luciana!
    Desde que soube do lançamento deste livro, fiquei louca de vontade em ler. A história carrega muitas emoções, comovendo o leitor e os fazer se encantar pelos personagens, mesmo se tratando de um enredo triste. Sem contar que me interesso por livros que tenham alguma temática de guerra.
    Adorei a resenha e a forma com que expôs seu ponto de vista.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!!! Se vc gosta de livros sobre a segunda guerra, não deixe de ler. Esse é maravilhoso! O melhor que já li na vida!!! Beijos.

      Excluir
  6. Oi, Luciana

    Vou te falar que quero ler esse livro e amei ver seu ponto de vista com relação a ele, o medo que eu tenho é de não parar de chorar se começar a ler...pois choro até com propaganda de manteiga.

    ResponderExcluir
  7. Eu me apaixonei pela capa. Mas fui ler a sinopse e perdi um pouco o encanto.. por medo de ser um livro que me deixasse pra baixo.. lendo sua resenha me animei de novo (leitora bipolar) Risos. Parabéns pelo post!!
    ~Elis Blog Pwretenses

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Meu Deus!
    Quero esse livro pra ontem!
    Capa linda e a resenha ficou ótima!

    Partes da Literatura

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Esse livro tem cara que vai abalar com meu psicológico. Amo livros que tem o cenário da 2° Guerra Mundial, e juntando esse fato e os que você colocou na resenha, quero muitoo ler.
    Bjsss!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luciana! Tudo bom?
    Eu amo muito livros que se passam na segunda guerra mundial, normalmente são bem intensos! Esse dai só tenho visto comentários positivos, a edição é maravilhosa ne? Quero muito saber mais da história, adorei seu post!
    Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br

    ResponderExcluir
  11. Que capa linda! Que livro lindo. Me senti emocionada pela Ada e por seu irmãozinho, e todo as coisas ruins que tiveram que enfrentar. Sem dúvidas a leitura parece ser recheada de sentimentos, e adoro livros que mexem com minhas emoções. Quero muito ler esse <3 Amei a resenha .. está muito bem escrita ..
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ola.
    Eu vi esse livro à algum tempo nos canais e blogs que acompanho também. Eu gosto bastante da ideia dele. Sua resenha me deu vontade nos dedos. Fiquei abismada com algumas coisas que não sabia sobre o livro. Mas principalmente sobre a mãe deles ser tão "odiosa". Como uma mãe pode renegar um filho?
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Jessica. Você vai amar. Até hj tenho vontade de chorar qdo lembro dessa história. Beijos

      Excluir
  13. Oi Lu ❤ Sua linda, tudo bem? Quando vi que você tinha postado essa resenha já fiquei ansiosa para vir conferir! Esse é um livro que no começo não me chamou a atenção, a não ser pelo trabalho gráfico que é espetacular como sempre... Mas logo vi uma resenha aqui e outra ali é eis que agora me deparo com as suas impressões dessa maravilha que eu preciso ler agoraaa!
    Pela sua resenha, tenho certeza que realmente é uma história para se guardar no coração!! Beijos!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas carinhosas palavras, Day!!! Você é uma querida, viu?? Leia sim. Tenho certeza que vc vai amar!!! Beijos.

      Excluir
  14. Oi Luciana esse livro é minha leitura do momento, já era para ter terminado ele, só que passei alguns parceiros na frente e hoje retornei a leitura, realmente esse livro é tocante, sem contar na diagramação perfeita dele, bjus e adorei as fotos.

    ResponderExcluir
  15. Já tinha visto esse livro pela net mas nunca tinha parado para ler uma resenha sobre ele e confesso que ao ler essa fiquei com muita vontade de adquirir o livro e começar a leitura logo. Vou por na minha lista.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir